quinta-feira, 30 de agosto de 2012

A cultura de estupro não para e nós não somos obrigados a tolerar!

Essa semana começou a rolar uma campanha na internet para denunciar o asqueroso blog machista e misógino Testosterona. Se vocês tiverem coragem e estômago pra dar uma olhada no site é só clicar no link que tá anexado no nome dele. Mas vou logo avisando que as cenas serão fortes e há um grande risco de vocês vomitarem nos seus computadores. DANGER!

A denúncia está sendo feita com total razão, porque além de todo o conteúdo machista exibido pelo blog, tem ainda um post incitando de forma descarada e EXPLICITA o estupro. Um absurdo! No vídeo exibido o narrador ensina um cara a fazer sexo anal com sua namorada. E adivinhem só como, segundo ele, é a melhor forma de se conseguir isso? Isso mesmo, deixando a moça inconsciente, usando-se de um tijolo para deixá-la desacordada e posteriormente estuprá-la. E como se não bastasse no final o mesmo narrador ainda diz que essa é a melhor forma pois a mulher ficará mais humilhada. Como alguém consegue rir disso? O post já foi retirado do ar e a MTV, responsável pela hospedagem do blog, se mostrou cínica deixando apenas um comunicado dizendo que o 'o post ja havia sido retirado do ar', e nada mais. Querida MTV, ISSO NÃO BASTA! Nós queremos mesmo é ver esse blog fora do ar. Estamos cansados desse machismo explícito! Então se você também acha pouco a pena dada ao blog, clique AQUI e continue denunciando.

Ontem vi outra coisa que me deixou muito revoltado e triste. O mesmo blog machista e disseminador da cultura de estupro fez um post onde neles aparecem várias mulheres numa campanha intitulada de "Sou mulher, acesso o testosterona e também tenho senso de humor." Mas afinal, onde está o senso de humor? E pior, como alguém pode rir da própria desgraça? O que passa na cabeça dessas mulheres que acham que o machismo é engraçado? Acho que o título da campanha seria facilmente substituída por: "Sou mulher, acesso o testosterona, também tenho senso de humor mas só não aprendi a pensar", isso no caso delas, né. Seria bem mais viável.

Ai, continuando no assunto de apologia ao estupro, eu vi que algumas pessoas no meu facebook estavam reclamando de um ocorrido na novela 'Avenida Brasil', que no momento tem enormes picos de audiência. Tudo porque a personagem Suelen, vivida por Isis Valverde, teria embebedado Roni para que ela aproveitasse da situação e os dois transassem. Entenda a situação. Roni, vivido pelo ator Daniel Rocha, é homossexual e casou-se com Suelen para manter a pose de homem para a nossa sociedade hipócrita. Porém, mesmo sabendo disso Suelen usou desse meio, o de embebedar o rapaz, para conseguir transar com ele, isso na esperança de que o mesmo após ter relação com uma mulher passasse a "gostar da fruta", se é que vocês me entendem. Pra piorar tem a mãe evangélica do rapaz que ficou morta de orgulhosa do ocorrido e meio que faz apologia a uma tal "cura gay", que muitos de nós conhecemos e sabemos que é um absurdo sem fim. Então no caso da novela Avenida Brasil além de termos apologia ao estupro temos ainda a cura gay defendida por evangélicos  fervorosos e pelo nosso querido (só que não) Bolsonaro. Uma salva de vaias para a rede globo.


E tem muita gente que vai dizer que isso é bobagem, que é só ficção, uma brincadeira, que nada é real. Mas a influência da tv é notável, não temos como negar. Tolo é quem não quer enxergar o que é tão fácil de ver. E a questão não é abrir os olhos, porque esses estão mais do que abertos, arregalados na verdade, e muito atentos. A questão é parar e refletir. Olhe bem e veja que de fato há algo errado com a nossa mídia, e não é de hoje. Pra quem realmente acha que as coisas mudaram eu digo que elas estão apenas maquiadas.


sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Afinal o que se passa na cabeça de um 'mascu'?

Hoje eu entrei na página do facebook da 'marcha contra a mídia machista - CE' e dei de cara com um aviso de uma das meninas dizendo que os 'mascus' iriam atacar hoje e iam tentar nos trollar de toda forma possível. E num é que cumpriram o que prometeram.

 Pra quem não sabe masculinista (a que carinhosamente chamamos de mascus) são aqueles homens que tem orgulho de serem machos alfa, sabe. Orgulho de serem machistas, defendem a causa (mesmo não havendo nenhuma), tem prazer em menosprezar as mulheres e mais um punhado de asneiras seguidas por essas figuras escatológicas. Por não terem muito o que fazer ( ou mesmo nada ) eles costumam visitar blogs e páginas no facebook com temáticas feministas e fazem comentários desnecessário muitas vezes menosprezando o movimento ou até mesmo falando mal das pessoas que dão sua opinião sobre o assunto nos 'coments'. Atitude muito, mas muito madura. SÓ QUE NÃO!

Hoje de noite entrei na página geral da marcha e vi que eles ja haviam começado a atacar. Cada comentário pior do que o outro. Rebati alguns, mas depois de um tempo parei porque é isso que eles querem, atenção. Resolvi separar alguns pra mostrar pra vocês aqui no blog. Então se preparem que o nível de babaquice é grande. Tem coisa que dá até arrepio. Vamos lá.

"Lutar por direitos iguais é uma coisa, lutar por regalias é outra, se eu for procurar uma virgem eu não acho, sinceramente, a sociedade perdeu sua moral e seus costumes tradicionais, a partir do momento em que começou a era da informação, 
Como eu disse, vcs estão estragando a família brasileira, pois querem dizer que ser PUTA é ser algo totalmente normal."
Afinal de contas pra que você tá procurando uma virgem, amigo? Cê tá participando de alguma ceita? É alguma exigência pra entrar numa? Olha lá, hein. Num vai sacrificar ninguém em nome de algum deus pagão, por favor. E graças a deus ( mesmo eu não acreditando nele ) que a sociedade perdeu seus costumes tradicionais. Tradicionalidade pra mim é sinônimo de atraso e a gente precisa mesmo é evoluir!

"no Brasil a cada 5 minutos uma mulher é agredida pelo marido, por que vocês não lutam por elas?"
Esse realmente não entende NADA de feminismo. Por favor, próximo!

Aí o mesmo mascu que falou da "tradicional família brasileira" faz o seguinte comentário:
"existe diferença entre não ser virgem, e ser uma vadia arregaçada, diferenca de alguns cm...."
Só que esta eu não vou precisar responder porque uma das meninas já o fez, e muito bem respondido:
"na verdade a vagina não aumenta de tamanho, ela sempre volta ao tamanho original depois que o ato sexual termina. Acho que você não é muito familiarizado com vaginas pra saber disso, desculpa."
Pra mim é bem isso mesmo, os mascus são todos uns reprimidos sexuais. Não tem coragem de assumir do que gostam de verdade, sabe?!

Uma das meninas comentou:
"quantos comentarios MACHISTAS! ENVERGONHEM-SE DE SE DIZEREM DE ESQUERDA!"
Aí outra menina, que provavelmente é um dos mascus se passando por mulher, coisa que eles costumam bastante fazer, respondeu:
"Pra começo de conversa, não sou de esquerda, muito pelo contrário."
Ah, agora tá tudo explicado! Risos

"O feminismo é uma causa burguesa"
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK tem que rir pra não chorar com essa.

"queria ver se vocês vivesem lá naquela época em que mulher não podia votar,e se ficasem gravida se ser casada era expulsa de casa,e deserdada,ai sim vocês iriam sentir o verdadeiro machismo,estão confundindo muito a coisa,e ainda aumentando,inventado o que não existe"
Ah tá, como se mãe solteira não fosse mais condenada hoje em dia, né? Em que sociedade esse mascu vive? Acho que não é a mesma que eu.

E eu poderia passar o dia inteiro citando esses comentários ridículos. Mas é que chega um momento em que a gente para de rir da ignorância dessas pessoas e passa a sentir tanto asco que dá até ânsia de vômito. Então eu sugiro que quando virmos um mascu tentando nos trollar, em qualquer lugar que seja, o melhor a se fazer é ignorar, pois o que eles querem é público, atenção, entende?! Não vamos dar audiência aos mascus! 

E sábado agora vamos fazer uma linda marcha. Estão todos convidados!

terça-feira, 21 de agosto de 2012

O Sujeito, o Desejo e as Estruturas Sociais.

Lendo um dia de trabalho hoje pela manhã, nesse dia ensolarado me deparei com uma passagem interessante em demasia, a qual gostaria de postá-la no intuito de que todos reflitamos, acerca de nossa sociedade e das células que a constituem e através das quais permeiam bem como edificam e sustentam suas estruturas, ou seja, nós mesmos: 



  "Assim que chega a algum lugar o homem constrói uma prisão e um bordel, ou seja, o lugar ondem está verdadeiramente o desejo, e fica esperando alguma coisa, um mundo melhor, um mundo futuro, ele fica ali, na vigília, à espera de revolução."



                                                     Le Séminaire de Jacques Lacan V - Les formations de l'inconscient.
                                           

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Marcha Contra a Mídia Machista - Fortaleza/CE


Olá galera, estou aqui de novo. Mas dessa vez só postarei para divulgar uma manifestação contra a Mídia Machista (principalmente contra a infeliz propaganda da Schin. Vocês podem relembrar o post aqui:  Um Pouco de Propaganda Machista. A manifestação ocorrerá em várias cidades, a que venho aqui divulgar é a de Fortaleza-CE. 



Texto retirado da página no Facebook: https://www.facebook.com/events/381468225253646/

" A Marcha Contra a Mídia Machista NÃO TEM LÍDER, seja ele uma única pessoa ou um grupo ou organização específica. A Marcha Contra a Mídia Machista formou-se pelo povo, por uma sociedade civil organizada. Não estamos seguindo instruções de nenhuma organização ou grupo, estamos protestando pois o povo tem sua própria voz! Então, reitero: ESTA MARCHA NÃO TEM LIDERANÇA. OS LÍDERES SOMOS TODOS NÓS, O POVO!

--

Concentração: Ponte Velha da Praia de Iracema, às 14hrs.
Roda de debate sobre mídia, mulher e machismo, com oficina de cartazes e camisas para depois seguirmos à marcha, cujo trajeto divulgaremos na concentração.

Mulheres que estejam interessadas em construir, entrem em contato conosco.

--

A Marcha contra a mídia machista já está sendo organizada em:

Recife: 

Belo Horizonte: 

Porto Alegre: 

Rio de Janeiro:

Campinas:

Florianópolis: 


Seja um voluntário para organizar a Marcha em sua cidade!

--

MANIFESTO MARCHA NACIONAL CONTRA A MÍDIA MACHISTA

A mídia é uma das influências mais diretas e efetivas sobre a população. É ela que, muitas vezes, forma opiniões, constrói e desconstrói mitos sociais, e retrata ou distorce a realidade. No meio midiático há uma grande parcela machista, que reforça estereótipos femininos e masculinos, alimentando a ideia de que o homem é superior à mulher e pode usufruir dela como lhe convier. A mídia machista ignora as conquistas das mulheres à medida que as trata como dependentes e brindes dos homens e as apresentam como protagonistas apenas na esfera doméstica.

A mídia machista distorce o real contexto da mulher na sociedade, incentivando e retratando algo que não é plausível - reduz e ignora as conquistas das mulheres enquanto incentiva a população à pensar de modo retrógrado e opressor. 

Alguns exemplos de campanhas publicitárias machistas são os de cosméticos e vestuário em geral, onde a mulher é retratada como a alienada dependente financeiramente do marido. Já nas propagandas de carros, o homem sempre dirige e precisa de praticidade para o dia-a-dia do trabalho e agilidade para a prática de esportes - já a mulher está quase sempre no banco do passageiro, apenas sorrindo para sua situação de dependência e controlando a bagunça das crianças. Os comerciais de produtos de limpeza e serviços domésticos em geral também se direcionam sempre às mulheres, considerando-as as serviçais da casa em primeira instância, sempre.

Já há algum tempo, estamos inconformados e protestando pela mudança do comportamento da mídia em relação às mulheres. Uma recente divulgação da marca de preservativos Prudence fomentou o debate sobre a mídia machista: a "Dieta do Sexo" apresentava as calorias perdidas ao tirar a roupa de uma mulher sem o seu consentimento.

Diante da visível apologia ao estupro, protestos foram feitos via Facebook, o que culminou na retirada da publicação da rede social. Em meio a tudo isso, surge o debate sobre a campanha publicitária "O Homem Invisível", da Nova Schin, que foi o estopim para a mobilização social e a criação da Marcha Contra a Mídia Machista. 

Há alguns meses, vem sendo veiculada na TV a propaganda da Nova Schin, com apologia ao estupro. No comercial publicitário, cinco homens que bebem num quiosque de praia imaginam: "E se fôssemos invisíveis?" Já no campo da imaginação, tudo o que se vê é uma latinha flutuante, e então, o "homem invisível" aproveita de seu "poder" para passar a mão em mulheres deitadas na areia e invadir o vestiário feminino, fazendo as moças saírem correndo de dentro do lugar, seminuas.

A propaganda da Nova Schin presta um desserviço à sociedade enquanto corrobora com a mentalidade de que abusar de uma mulher e invadir sua privacidade é aceitável, e pior que isso, engraçado. Não é engraçado. O estupro não configura apenas a penetração vaginal. Desde 2009, praticar qualquer ato libidinoso sem consentimento da outra parte envolvida é estupro é É CRIME. 

Nos mobilizamos, mas a Nova Schin não quer ouvir. Todos os protestos na página do Facebook são apagados e ignorados, e a propaganda continua no ar, a todo vapor. Por este motivo, apelamos ao CONAR pela retirada imediata de circulação da propaganda, e exigimos da empresa Nova Schin uma retratação correta, não apenas: "Não foi nossa intenção ofender ninguém". O CONAR disse, em resposta aos e-mails de protesto, que o caso foi arquivado em março, pois, por maioria de votos, foi decidido que a campanha publicitária não representava apologia ao estupro por ser uma situação "absurda" (alguém ficar invisível), além de, ao fim do comercial, o homem ser ignorado pelas mulheres.

A situação é absurda no comercial, mas a incitação ao estupro é real, e os fatos também são: segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de 2011, pelo menos oito mulheres são agredidas por hora no Brasil, e na capital de São Paulo, uma mulher é estuprada a cada três horas. No Brasil, aconteceram cerca de 91 mil assassinatos de mulheres nos últimos 30 anos, segundo o Mapa da Violência 2012. Ao incentivar este tipo de comportamento abusivo dos homens para com as mulheres, a mídia colabora para a cultura de estupro e violência contra a mulher brasileira.

Comerciais como o da Nova Schin reforçam a ideia de que abusar e invadir a intimidade de uma mulher é aceitável. Porém, este não é um caso isolado: a grande maioria da indústria cervejeira ignora o papel das mulheres como consumidoras, reduzindo-as apenas a brindes sexuais e serviçais. Campanhas de marcas como Skol, Brahma e Devassa colocam a mulher em situação de serva e incapaz, sendo assim, apenas instrumentos do prazer sexual do homem.

Somos consumidoras que pagam por seus produtos com o dinheiro de seu próprio trabalho. A indústria responsável por estes mesmos produtos usa o lucro que nós mesmas proporcionamos a eles para distorcer e depreciar-nos em suas campanhas publicitárias. Somos obrigadas a assistir o desrespeito de empresas que nos tem também como fonte de lucro. Chega.

Chega da mídia machista se retroalimentar com a população alienada. Chega de sermos retratadas de forma errônea e desrespeitosa, chega de nossas conquistas e lutas serem ignoradas em prol do lucro que se ganha em cima da ignorância do povo. Nossa Marcha luta para que sejamos de uma vez por todas aceitas nas várias posições que ocupamos: Mães casadas, mães solteiras, trabalhadoras de jornada dupla, donas de casa, lésbicas, bissexuais, transsexuais, negras, brancas, baixas, altas, magras ou gordas. Todas merecemos respeito e crédito por nossas lutas. No dia 25 de agosto de 2012, marcharemos em diversas cidades do Brasil contra a desvalorização e coisificação da mulher na mídia machista."

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

GUEST POST: Campanha “Hospital na UECE”

Olá galera, estou aqui de volta divulgando o "Guest Post" de um amigo. O nome dele é Natan Júnior, estudante de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Ceará e militante da UJC (União da Juventude Comunista) e do PCB (Partido Comunista Brasileiro). O tema abordado por ele é bem específico para nossa cidade (Fortaleza) e especificamente para os alunos da UECE. Tal tema trata-se da campanha para trazer para a Universidade o Hospital que o Governador Cid Gomes pretende construir. Existem diversos dilemas, politicagens e burocracias que merecem ser abordadas aqui. Enfim, segue a postagem do nosso companheiro Natan. 

Abraços, meus leitores.



"Você sabia que o Governo do Estado anunciou no ano passado a intenção de construir um Hospital na Região Metropolitana de Fortaleza e que a UECE se candidatou oficialmente a recebê-lo, beneficiando assim 25 bairros próximos e fortalecendo a educação no Estado? Você sabia que este mesmo Governo, num ato de extremo desrespeito com o povo pobre e com a educação, ignorou o pedido oficial da UECE e prefere construí-lo fora de Fortaleza, sem consultar ninguém?

A construção do Hospital na UECE teria as vantagens do terreno já ser do Governo do Estado, ficar próximo ao Castelão, próximo ao Aeroporto, atender aproximadamente um milhão de pessoas que moram em bairros das regionais SER IV e SER V, carentes de acesso à saúde, e ser uma região de acesso fácil e imediato à Caucaia, Maranguape, Maracanaú e Horizonte. Além disso, esse Hospital beneficiaria a formação dos estudantes da UECE, em especial dos cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Biologia, Educação Física, Serviço Social e Psicologia, impulsionando e fortalecendo a educação publica como um todo.
Entrada da Universidade Estadual do Ceará

Porém mais uma vez o Governo do Estado pretende tomar suas decisões priorizando o atendimento dos interesses de grandes grupos empresariais e políticos, que teriam vantagens com a construção deste Hospital em outras localidades, bem como teriam amplos dividendos políticos em um ano eleitoral, enquanto o povo é jogado para escanteio. Não podemos aceitar que para os trabalhadores sobre apenas os prejuízos com a Copa do Mundo, como as obras já claramente superfaturadas, enquanto os equipamentos construídos com dinheiro publico são retirados de nossas mãos. Por isso convocamos a todos e a todas que não aceitam essas injustiças para se somarem à Campanha “Hospital na UECE”, pois somente com muita luta do povo organizado faremos que nossos direitos sejam garantidos."

Bom, já deu pra perceber que é de extrema importância a luta dos alunos para trazer esse hospital para a UECE. É um investimento fundamental principalmente para os cursos de Saúdes, mas é interessante frisar que não serão apenas os cursos de Saúdes que serão beneficiados. Os cursos em geral terão benefícios no que tange a estrutura, pesquisa e extensão.

Fica o apelo, galera. Caso vocês tenham interesse em participar do movimento, segue o grupo e a página no Facebook:

Página "Hospital na UECE Já: http://www.facebook.com/HospitalNaUeceJa

Grupo "Hospital na UECE Já - Hospital na UECE é perto do povo": http://www.facebook.com/groups/148769665260740/

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O Brasil pode ter feito feio nos jogos olímpicos, mas fez bonito no encerramento

Ontem aconteceu o encerramento das Olimpíadas de Londres e eu não perdi por três motivos. 1- Adoro a abertura/encerramento desses mega eventos. 2 - Queria ver as Spice Girls reunidas novamente ( não sou muito fã delas, mas gosto ). 3 - Queria ver a apresentação do Brasil.

Não sou um grande apreciador desses mega eventos como as olimpíadas ( e a copa do mundo também ) mas acabo acompanhando um pouco as modalidades que mais me interessam, como o volei, o basquete  e parte da ginástica. Nessas olimpíadas o que mais me agradou foi a vitória da seleção feminina de volei. As meninas fizeram um começo de campanha ruim, o que fez com que muita gente começasse com aqueles comentários machistas a respeito delas e isso me irritou profundamente, porém as nossas guerreiras ( sdds Galvão -n ) deram a volta por cima e terminaram ganhando o ouro, coisa que o time masculino não conseguiu. Um tapa na cara dos machistas. Outro momento muito legal foi a derrota do Brasil no futebol ( pessoas me criticando em 3, 2, 1). Não me entendam mal, eu não torço contra o Brasil, mas o fato do futebol ser o esporte mais valorizado ( quase que o único ) não me deixa contente. Enquanto o país investe milhões no futebol muitas outras modalidades ficam marginalizadas e é por esse motivo que temos um desemprenho tão vergonhoso nos jogos olímpicos. E ainda tem gente que reclama dos atletas que muitas vezes não são valorizados por eles mesmos.


Mas voltando à cerimônia de encerramento, foi tudo muito lindo, muita música boa, muita cultura britânica, cultura do rock que eu tanto adoro e vou até parar de falar porque senão vou escrever um livro sobre a Grã Bretanha ao invés de um post sobre as olimpíadas. Mas e o Brasil? O que vocês acharam da apresentação da nossa pátria amada? Eu que estava ligado no twitter enquanto assistia a cerimônia vi muita rejeição por parte dos brasileiros, sempre criticando e menosprezando a cultura do nosso país. Cultura essa que é tão rica, tão diversificada, porém parece passar despercebida por uma grande parcela da nossa população, infelizmente.

Então finalmente começou a apresentação do Brasil e começou a chover comentários infelizes no twitter. Aí teve gente que disse que eles só apresentaram os "nossos clichês". Mas é claro! Nós tínhamos oito minutos para mostrar uma prévia da nossa cultura e mostramos muito bem. Apresentamos Marisa Monte ( que não precisava de apresentações porque já é bastante conhecida no exterior ), focamos na cultura afro, fomos representados por Seu Jorge e cantamos o nosso 'Maracatu atômico' pra balançar as arquibancadas londrinas, e não me canso de dizer que foi lindo! Ai vem mais gente reclamando e dizendo que o Brasil não é só isso, e eu respondo que não, com toda certeza do mundo não é apenas o que foi apresentado, porém repito que era apenas uma apresentação de oito minutos. Deixem que mostraremos a nossa linda cultura em 2016, se o mundo não acabar, é claro. Até lá busquem mais sobre a nossa própria cultura, e acima de tudo respeitem todas as (nossas) culturas. Porque é feio um país ficar numa colocação ruim no quadro de medalhas, mas é muito mais feio um país que está sediando um evento como esse não valorizar sua própria riqueza. 

E termino esse post com esse tweet que está circulando no twitter desde ontem de noite e é uma cruel verdade sobro o nosso povo:

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

GUEST POST: Mais um pouco de feminismo

Há mais ou menos uma semana eu dei algumas dicas de blogs e páginas no facebook pra quem é interessado em assuntos que abordem o feminismo, porém ainda há muita duvida da parte dos leitores a respeito do assunto, e também alguns conceitos errados, enganos que normalmente as pessoas cometem quando se trata do assunto. Por isso pedi pra Carla David, que é estudante de direito, fazer um post explicando alguns conceitos e desmentindo alguns tabus. Abaixo o maravilhoso texto:



No (ótimo) post do Fábio ele esclareceu sua afinidade com o feminismo e deu sugestões de bons sites para pesquisar sobre o tema. A meu ver foi perfeito para quem já conhece o movimento ou para quem tem curiosidade (e mente aberta) para se aprofundar no assunto. Mas, e as pessoas que ACHAM que sabem alguma coisa sobre o feminismo? Sim, elas existem e sabem ser bem irritantes para quem está estudando o movimento há mais tempo. Eu não as culpo totalmente pela ignorância (leia-se aqui ignorância quanto ao assunto FEMINISMO, por favor, não estou chamando ninguém de burro...), pois sempre afirmo que o feminismo é de longe o assunto mais “difamado” pela mídia e pelos outros meios, empatado, em minha opinião, com o comunismo porque, assim como este, há sempre um estereótipo pronto na cabeça dxs senhorxs “donxs da razão” sobre esses assuntos. Analisando isso, os meninos me pediram para escrever algo mais “básico” para esse tipo de pessoa, esperando, assim, encorajá-la a fazer parte do primeiro grupo que falei.



Começando pelo o engano mais comum... FEMINISMO NÃO É O CONTRÁRIO DE MACHISMO, este último é uma ATITUDE que supõe a SUPERIORIDADE de um sexo sobre o outro, já o feminismo é um MOVIMENTO que busca uma IGUALDADE entre os gêneros. E, por favor, não pense que esta igualdade se refere à identidade, que queremos que as mulheres se transformem em homens ou coisa parecida, sabemos que existem diferenças, mas essas diferenças não podem ser motivo de divisão hierárquica de um gênero em relação ao outro.

FEMINISTAS NÂO ODEIAM HOMENS. Como expliquei no parágrafo anterior o feminismo busca uma igualdade, não pregando o ódio ou a ofensa contra os homens. Aliás, isso tem outro nome, femismo ou misandria. O movimento feminista conta com muitos participantes homens seja pelo senso de justiça dos cavalheiros ,seja por eles perceberem o quanto certas construções sociais tocadas pelo machismo são também prejudiciais a eles (homem não pode chorar,alistamento militar apenas para homens,certas profissões não serem para eles,etc),ou os dois.



AS MULHERES JÁ POSSUEM DIREITOS, FEMINISMO É COISA DO PASSADO. Ah como eu gostaria que isso fosse verdade!Mas, infelizmente, não é. O feminismo já conseguiu que muitos direitos fossem conquistados para as mulheres, faltam outros como o direito ao aborto por exemplo, porém o feminismo hoje não só luta por esses direitos “futuros”, mas também está voltado para a garantia dos direitos já adquiridos que a todo o momento são ameaçados (como este) ou, descaradamente, não são respeitados (direitos trabalhistas); e também para “remodelagem” das construções sociais que oprimem a mulher (direito de exercer sua sexualidade livremente, por exemplo).

Muito comum também é escutar o velho julgamento: FEMINISTA É SUJA E DESARRUMADA, NÃO TEM VAIDADE E GOSTA DE SE VESTIR COMO HOMEM!Assunto delicado esse, pois poderemos cair em julgamentos errados, mas pode-se dizer que assim como qualquer ser humano há mulheres mais vaidosas, outras menos e outras ao seu jeito... Mas o que é ser vaidosa e arrumada?Para a grande maioria ser essas duas coisas é correr para se encaixar nos padrões de beleza e feminilidade, ou seja, estar sempre de unhas e cabelos feitos, roupa da moda etc,e nem sempre as pessoas tem saco para isso,convenhamos...Existem feministas,como eu,que adoram arrumar o cabelo e se maquiar(no meu caso só quando convém e eu tenho vontade,não o tempo todo) ,porém com a consciência de que isso é uma imposição social.Outras feministas não estão nem aí para esses padrões e não se esforçam para segui-los(não usam maquiagem,não se depilam...),mas isso não nos dá o direito de julgá-las e muito menos de dizer que elas são menos ou mais feministas/mulheres que as demais.É uma escolha,se a pessoa é feliz “se arrumando” quem somos nós para impedi-las de serem felizes?E se essa mesma pessoa não optar por seguir esses “padrões de feminilidade” também não se pode julga-las como sujas, feias ou desarrumadas.



Enfim, o movimento feminista é muito heterogêneo, não podendo eu falar por todxs. Espero ter mudado um pouco a cabeça de muitas pessoas para que elas pesquisem mais sobre o assunto antes de falar besteira sobre o movimento, pois é o que mais se vê por aí e dá uma vergonha alheia quem nem te conto...

Obs: Por favor, aos amigos e amigas feministas ,tentei dá uma explanação básica sobre o pouco que estudei sobre feminismo(ainda estou estudando!),caso eu tenha cometido algum erro avisem aos donos do blog pelos comentários!XP Aos demais, leiam sobre o assunto!Tenho certeza que vocês mudarão de ideia e muitos se tornarão feministas!\o/

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Schin e um pouco de "propaganda machista"

Olá galera, faz um tempo que não posto pois a preguiça andava me consumindo nessas férias. Ainda estou para fazer meu poste, só não sei de que ainda. Estou esperando a inspiração chegar.


Venho aqui fazer uma pequena postagem para fazer um apelo. Não sei se meus leitores andam "antenados", mas a marca de cerveja "Schincariol" veio com uma nova propagando absurda (na verdade já faz um tempo que ela está no ar, mas agora que as manifestações estão surgindo), sem nenhum pingo de criatividade e de um mal gosto incrível (pra variar). Infelizmente é comum vermos machismo nas propagandas de cerveja, que para mim deviam ser proibidas (as propagandas). O pior é que elas estão por aí, expostas nos principais meios de comunicação dissipando seu discurso "másculo" e objetificando a mulher. (Ok, tenho que parar com esses parênteses e essas aspas hehehe).

Segue abaixo a propaganda. Nela os 5 machistas exprimem o desejo de ficarem invisíveis para se aproveitarem  das garotas no banheiro. Tal propaganda expõe uma imagem que todo homem é sem pudor e puramente movido a testosterona, o que não é bem assim. ¬ ¬ Além disso, o que é exposto se caracteriza como estupro, pois não é preciso o ato sexual para a caracterização desse crime, o toque, a investida mais forte sobre o corpo da mulher sem o seu consentimento, ou contra sua vontade, também é caracterizado como estupro.



Enfim, o apelo que venho fazer aqui é o de denuncia a essa propaganda. A denuncia poderá ser feita no site do "Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária"

http://www.conar.org.br/

Pra quem não sabe que órgão é esse, segue o objetivo deles retirado do seu próprio site:


"Missão

Impedir que a publicidade enganosa ou abusiva cause constrangimento ao consumidor ou a empresas. Constituído por publicitários e profissionais de outras áreas, o CONAR é uma organização não-governamental que visa promover a liberdade de expressão publicitária e defender as prerrogativas constitucionais da propaganda comercial. Sua missão inclui principalmente o atendimento a denúncias de consumidores, autoridades, associados ou formuladas pelos integrantes da própria diretoria. As denúncias são julgadas pelo Conselho de Ética, com total e plena garantia de direito de defesa aos responsáveis pelo anúncio. Quando comprovada a procedência de uma denúncia, é sua responsabilidade recomendar alteração ou suspender a veiculação do anúncio. O CONAR não exerce censura prévia sobre peças publicitárias, já que se ocupa somente do que está sendo ou foi veiculado. Mantido pela contribuição das principais entidades da publicidade brasileira e seus filiados – anunciantes, agências e veículos –, tem sede na cidade de São Paulo e atua em todo o país. Foi fundado em 1980."

As manifestações estão ganhando força pela página no Facebook Feminismo na rede e pelo blog da Escreva Lola Escreva.

Vejam aqui algumas imagens que andam circulando pelo Facebook e participe você também desse movimento.







Abraços e até a próxima, amigos. ;-)