sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Aos que sempre me perguntam, aqui vai uma resposta

Antes de mais nada quero avisar que esse post pode conter spoiler do livro "Anjos e Demônios" de Dan Brown.

Bom, as pessoas vivem me perguntando a respeito da minha religião ou crença, e para não arranjar confusão por ai( minha mãe sempre me ensinou que não se discute religião ) eu sempre dou uma esquivada, sempre saio pela tangente porque por mais que as pessoas digam que não se importam com o fato de eu não ter religião e blá blá blá, elas sempre me julgarão por causa disso. Eu sei!

Então, estava eu lendo o livro do Dan Brown, que diga-se de passagem não é muito bom, mas dá pra ler até o fim, e me deparei com uma descrição muito interessante do que é Deus e que se encaixa muito com  minha visão. Como a maioria das pessoas sabem, Dan é famoso por fazer grandes críticas à igreja católica em seus livros, e nesse não é diferente. O trecho que colocarei é a fala da personagem Vittoria Vetra, uma das personagens principais do livro, e o momento já é perto do final da trama, quando todos os mistérios estão sendo desvendados e ela está contrargumentando uma visão de que as pessoas são obrigadas a acreditarem somente na igreja católica para poder creem em Deus. Então pra quem sempre me pergunta a respeito aqui vai o trecho do livro, e não direi mais nada sobre, tenham ele como resposta minha.

"Você quer dizer o dia em que as pessoas não terão mais necessidade da Igreja - desafiou-o Vittoria, andando na sua direção. - A dúvida é o seu último farrapo de controle. É a dúvida que traz as almas para vocês. A necessidade humana de saber se a vida tem sentido.A insegurança e a necessidade do homem de uma mente instruída que lhe garante que tudo é parte de um plano geral. Só que a igreja não é a única mente instruída do planeta! Nós todos buscamos Deus de diferentes maneiras. De que tem medo? Que Deus se mostre em algum outro lugar fora destas paredes? Que as pessoas O encontrem em suas próprias vidas e deixem esses rituais antiquados para trás? As religiões evoluem! A mente encontra respostas, o coração se apega a novas verdades. Meu pai buscava o mesmo que você! Em um caminho paralelo! Como não enxergou isto? Deus não é uma unidade onipotente que nos olha de cima, ameaçando nos atirar em um poço de fogo se desobedecermos. Deus é a energia que flui através das sinapses de nossos sistemas nervosos e dos ventrículos de nossos corações. Deus está em todas as coisas."

7 comentários:

  1. Muito bem colocado.
    Não se precisa ser associado a igreja ou religião para se acreditar em Deus.
    Basta ver Deus em todas as coisas, ser honesto, sincero, íntegro, etc.

    ResponderExcluir
  2. Concepção de Deus é muito relativo e muito pessoal, particulamente ODEIO religião. Eu prefiro acreditar num Deus em que não temo. Um Deus em que está na natureza e em todos os cantos.

    ResponderExcluir
  3. Gostei pra caramba do post e do trecho colocado! Gostei muito pois, como você, não tenho religião. Não sigo nenhuma religião, apesar de acreditar em Deus. E sim, também me esquivo, fugindo das críticas. Para mim cada um acredita no que quer. Não gosto muito de discutir isto pois algumas pessoas acham que só por que a religião ensinou assim é assim. Enfim, parabéns pelo blog! Abraço!

    Comente também:
    http://enricows.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. aah, Anjos e Dêmonios é ótimo pra mostrar que os tais "santos" da igreja, não são tão santos assim! Por isso a igreja católica condenou tanto o filme. Realidade dói...

    ResponderExcluir
  5. Muito bom concordo com tudo!
    Sucesso como blog

    ResponderExcluir
  6. Deus está na natureza. Mas será que ele com ela se confunde?

    Nunca concordei com essa máxima simplista de que "Deus está em tudo" como se a natureza fosse a representação palpável de Deus ou sua concretização, pois, partindo-se desse princípio e acreditando-se que o homem também foi criado por ele, chegarímos a conclusão de quê, assim como a natureza, nós seres humanos também seríamos essa tal representação e, no entanto, não vejo ninguém dizer que crer em Deus ou que reafirmou sua crença nele observando as atitudes de outro ser humano ou o funcionamento orgânico do corpo humano.

    Então, penso que uma coisa é o criador outra coisa é sua criação. Penso que apenas o poder de Deus se manifeste na magnitude de sua criação. Porém, ele não é ela. Afirmar de que Deus é tudo, para mim, é acreditar que, inclusive o ser-humano, que é o único ser dotado de raciocínio e, por isso, capaz de modificar o ambiente que o cerca, podendo, por esse motivo, ser alçado ao patamar de " coroa da criação", seria Deus.

    ResponderExcluir