quinta-feira, 26 de julho de 2012

Um pouco de feminismo


Engraçado como eu sempre tive em mente esse conceito de que o machismo é errado. Eu sempre estava com uma resposta na ponta da língua rebatendo quando alguém falava aquele tipo de clichê repugnante de que “lugar de mulher é na cozinha” ou “mulher tem que cuidar da casa e o homem tem que trabalhar”. Lembro-me muito bem eu já no inicio da adolescência era um feminista sem saber que era. Hoje tenho plena consciência disso. Ai alguém vem e pergunta: “mas espera ai, um homem feminista?” E porque não? Isso não vai me tornar menos homem e nem quer dizer que eu queira virar mulher. Apenas que eu luto por uma causa justa e defendo minorias. 


Nessas ultimas semanas descobri algumas páginas muito interessantes no facebook e fiz questão de aderi-las. A primeira foi a “Quem precisa do feminismo?” que é uma versão brasileira do “Who needs feminism?” e me chamou atenção por ser inovadora e abrir espaço para que todos possam participar. Funciona da seguinte maneira: a pessoa cria uma frase dizendo o motivo pelo qual ela precisa do feminismo, aí manda a foto, com a frase escrita, para eles e logo será publicado no tumblr do movimento. Legal né? É bom também pra quem tem vergonha ou medo de participar de movimentos ativistas,de  sair nas ruas protestando, ou seja, é uma ótima forma de fazer sua parte. E sabe o que é incrível também? A infinidade de HOMENS que mandam fotos com frases pró-feministas. Um tapa na cara dos machistas que acham que o feminismo é coisa só de mulher. Aqui do blog tanto eu como o Caio já contribuíram pro “Quem precisa do feminismo?”.



Outra muito interessante é a página do Femen Brazil ( isso, com Z mesmo ) no facebook. Pra quem não conhece ainda, o Femen é um movimento originado na Ucrânia e tem o proposito de protestar contra qualquer forma de machismo, exploração sexual e patriarcado, onde suas integrantes usam o topless como forma de protesto. Sara Winter, representante brasileira do movimento, diz que essa forma de protestar faz parte do neo feminismo e que a exposição é feita para chamar atenção mesmo. Recentemente Sara deu uma entrevista para Marília Gabriela no programa “De frente com Gabi”, e vale muito a pena ver. Certeza que se você jogar no youtube encontra a entrevista da Sara.


Pra se manter informado tem outras páginas que são muito interessantes também, como a “Machismo nosso de cada dia” e a “Feminismo na rede”. Ambas trazem noticias, imagens e várias outras coisas sobre o mundo feminista.  

Saindo um pouco do facebook tem também dois blogs que estão nos meus favoritos, o “Escreva Lola escreva” e o “Cem + 1” que além de abordar esses assuntos feministas, traz também um leque de informação e opinião a respeito de diversos temas bastante interessantes. Indico!

Bom, antes que digam que eu estou aqui fazendo propaganda de todos esses blogs e páginas eu digo que ESTOU SIM! Isso porque eu acho que o que é bom tem que ser divulgado, e ninguém vai mudar esse meu pensamento. A melhor forma de a gente fugir da alienação é procurando informação, lendo opiniões e as discutindo também. Hoje em dia, na internet é mais do que possível que uma pessoa tenha voz. Talvez esse mundo cibernético seja o mais democrático, cabe a cada um saber se expressar.

2 comentários:

  1. usar top less como forma de prosteto é mostrar o que todo homem quer ver, nao concordo com esse tipo de protesto da ucrânianas, mostrar os seios de graça não é protesto, a minha opinião é aque a sociedade têm que ser igual, homens e mulheres com os mesmo direitos e as mesmas oportunidades, sem essa de machismo ou feminismo que só servem para reprimir ainda mais as pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Acho que atualmente grande parte das mulheres são mais machistas que os homens!

    ResponderExcluir