quarta-feira, 15 de agosto de 2012

GUEST POST: Campanha “Hospital na UECE”

Olá galera, estou aqui de volta divulgando o "Guest Post" de um amigo. O nome dele é Natan Júnior, estudante de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Ceará e militante da UJC (União da Juventude Comunista) e do PCB (Partido Comunista Brasileiro). O tema abordado por ele é bem específico para nossa cidade (Fortaleza) e especificamente para os alunos da UECE. Tal tema trata-se da campanha para trazer para a Universidade o Hospital que o Governador Cid Gomes pretende construir. Existem diversos dilemas, politicagens e burocracias que merecem ser abordadas aqui. Enfim, segue a postagem do nosso companheiro Natan. 

Abraços, meus leitores.



"Você sabia que o Governo do Estado anunciou no ano passado a intenção de construir um Hospital na Região Metropolitana de Fortaleza e que a UECE se candidatou oficialmente a recebê-lo, beneficiando assim 25 bairros próximos e fortalecendo a educação no Estado? Você sabia que este mesmo Governo, num ato de extremo desrespeito com o povo pobre e com a educação, ignorou o pedido oficial da UECE e prefere construí-lo fora de Fortaleza, sem consultar ninguém?

A construção do Hospital na UECE teria as vantagens do terreno já ser do Governo do Estado, ficar próximo ao Castelão, próximo ao Aeroporto, atender aproximadamente um milhão de pessoas que moram em bairros das regionais SER IV e SER V, carentes de acesso à saúde, e ser uma região de acesso fácil e imediato à Caucaia, Maranguape, Maracanaú e Horizonte. Além disso, esse Hospital beneficiaria a formação dos estudantes da UECE, em especial dos cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Biologia, Educação Física, Serviço Social e Psicologia, impulsionando e fortalecendo a educação publica como um todo.
Entrada da Universidade Estadual do Ceará

Porém mais uma vez o Governo do Estado pretende tomar suas decisões priorizando o atendimento dos interesses de grandes grupos empresariais e políticos, que teriam vantagens com a construção deste Hospital em outras localidades, bem como teriam amplos dividendos políticos em um ano eleitoral, enquanto o povo é jogado para escanteio. Não podemos aceitar que para os trabalhadores sobre apenas os prejuízos com a Copa do Mundo, como as obras já claramente superfaturadas, enquanto os equipamentos construídos com dinheiro publico são retirados de nossas mãos. Por isso convocamos a todos e a todas que não aceitam essas injustiças para se somarem à Campanha “Hospital na UECE”, pois somente com muita luta do povo organizado faremos que nossos direitos sejam garantidos."

Bom, já deu pra perceber que é de extrema importância a luta dos alunos para trazer esse hospital para a UECE. É um investimento fundamental principalmente para os cursos de Saúdes, mas é interessante frisar que não serão apenas os cursos de Saúdes que serão beneficiados. Os cursos em geral terão benefícios no que tange a estrutura, pesquisa e extensão.

Fica o apelo, galera. Caso vocês tenham interesse em participar do movimento, segue o grupo e a página no Facebook:

Página "Hospital na UECE Já: http://www.facebook.com/HospitalNaUeceJa

Grupo "Hospital na UECE Já - Hospital na UECE é perto do povo": http://www.facebook.com/groups/148769665260740/

Nenhum comentário:

Postar um comentário