sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Schin e um pouco de "propaganda machista"

Olá galera, faz um tempo que não posto pois a preguiça andava me consumindo nessas férias. Ainda estou para fazer meu poste, só não sei de que ainda. Estou esperando a inspiração chegar.


Venho aqui fazer uma pequena postagem para fazer um apelo. Não sei se meus leitores andam "antenados", mas a marca de cerveja "Schincariol" veio com uma nova propagando absurda (na verdade já faz um tempo que ela está no ar, mas agora que as manifestações estão surgindo), sem nenhum pingo de criatividade e de um mal gosto incrível (pra variar). Infelizmente é comum vermos machismo nas propagandas de cerveja, que para mim deviam ser proibidas (as propagandas). O pior é que elas estão por aí, expostas nos principais meios de comunicação dissipando seu discurso "másculo" e objetificando a mulher. (Ok, tenho que parar com esses parênteses e essas aspas hehehe).

Segue abaixo a propaganda. Nela os 5 machistas exprimem o desejo de ficarem invisíveis para se aproveitarem  das garotas no banheiro. Tal propaganda expõe uma imagem que todo homem é sem pudor e puramente movido a testosterona, o que não é bem assim. ¬ ¬ Além disso, o que é exposto se caracteriza como estupro, pois não é preciso o ato sexual para a caracterização desse crime, o toque, a investida mais forte sobre o corpo da mulher sem o seu consentimento, ou contra sua vontade, também é caracterizado como estupro.



Enfim, o apelo que venho fazer aqui é o de denuncia a essa propaganda. A denuncia poderá ser feita no site do "Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária"

http://www.conar.org.br/

Pra quem não sabe que órgão é esse, segue o objetivo deles retirado do seu próprio site:


"Missão

Impedir que a publicidade enganosa ou abusiva cause constrangimento ao consumidor ou a empresas. Constituído por publicitários e profissionais de outras áreas, o CONAR é uma organização não-governamental que visa promover a liberdade de expressão publicitária e defender as prerrogativas constitucionais da propaganda comercial. Sua missão inclui principalmente o atendimento a denúncias de consumidores, autoridades, associados ou formuladas pelos integrantes da própria diretoria. As denúncias são julgadas pelo Conselho de Ética, com total e plena garantia de direito de defesa aos responsáveis pelo anúncio. Quando comprovada a procedência de uma denúncia, é sua responsabilidade recomendar alteração ou suspender a veiculação do anúncio. O CONAR não exerce censura prévia sobre peças publicitárias, já que se ocupa somente do que está sendo ou foi veiculado. Mantido pela contribuição das principais entidades da publicidade brasileira e seus filiados – anunciantes, agências e veículos –, tem sede na cidade de São Paulo e atua em todo o país. Foi fundado em 1980."

As manifestações estão ganhando força pela página no Facebook Feminismo na rede e pelo blog da Escreva Lola Escreva.

Vejam aqui algumas imagens que andam circulando pelo Facebook e participe você também desse movimento.







Abraços e até a próxima, amigos. ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário