segunda-feira, 6 de agosto de 2012

GUEST POST: Mais um pouco de feminismo

Há mais ou menos uma semana eu dei algumas dicas de blogs e páginas no facebook pra quem é interessado em assuntos que abordem o feminismo, porém ainda há muita duvida da parte dos leitores a respeito do assunto, e também alguns conceitos errados, enganos que normalmente as pessoas cometem quando se trata do assunto. Por isso pedi pra Carla David, que é estudante de direito, fazer um post explicando alguns conceitos e desmentindo alguns tabus. Abaixo o maravilhoso texto:



No (ótimo) post do Fábio ele esclareceu sua afinidade com o feminismo e deu sugestões de bons sites para pesquisar sobre o tema. A meu ver foi perfeito para quem já conhece o movimento ou para quem tem curiosidade (e mente aberta) para se aprofundar no assunto. Mas, e as pessoas que ACHAM que sabem alguma coisa sobre o feminismo? Sim, elas existem e sabem ser bem irritantes para quem está estudando o movimento há mais tempo. Eu não as culpo totalmente pela ignorância (leia-se aqui ignorância quanto ao assunto FEMINISMO, por favor, não estou chamando ninguém de burro...), pois sempre afirmo que o feminismo é de longe o assunto mais “difamado” pela mídia e pelos outros meios, empatado, em minha opinião, com o comunismo porque, assim como este, há sempre um estereótipo pronto na cabeça dxs senhorxs “donxs da razão” sobre esses assuntos. Analisando isso, os meninos me pediram para escrever algo mais “básico” para esse tipo de pessoa, esperando, assim, encorajá-la a fazer parte do primeiro grupo que falei.



Começando pelo o engano mais comum... FEMINISMO NÃO É O CONTRÁRIO DE MACHISMO, este último é uma ATITUDE que supõe a SUPERIORIDADE de um sexo sobre o outro, já o feminismo é um MOVIMENTO que busca uma IGUALDADE entre os gêneros. E, por favor, não pense que esta igualdade se refere à identidade, que queremos que as mulheres se transformem em homens ou coisa parecida, sabemos que existem diferenças, mas essas diferenças não podem ser motivo de divisão hierárquica de um gênero em relação ao outro.

FEMINISTAS NÂO ODEIAM HOMENS. Como expliquei no parágrafo anterior o feminismo busca uma igualdade, não pregando o ódio ou a ofensa contra os homens. Aliás, isso tem outro nome, femismo ou misandria. O movimento feminista conta com muitos participantes homens seja pelo senso de justiça dos cavalheiros ,seja por eles perceberem o quanto certas construções sociais tocadas pelo machismo são também prejudiciais a eles (homem não pode chorar,alistamento militar apenas para homens,certas profissões não serem para eles,etc),ou os dois.



AS MULHERES JÁ POSSUEM DIREITOS, FEMINISMO É COISA DO PASSADO. Ah como eu gostaria que isso fosse verdade!Mas, infelizmente, não é. O feminismo já conseguiu que muitos direitos fossem conquistados para as mulheres, faltam outros como o direito ao aborto por exemplo, porém o feminismo hoje não só luta por esses direitos “futuros”, mas também está voltado para a garantia dos direitos já adquiridos que a todo o momento são ameaçados (como este) ou, descaradamente, não são respeitados (direitos trabalhistas); e também para “remodelagem” das construções sociais que oprimem a mulher (direito de exercer sua sexualidade livremente, por exemplo).

Muito comum também é escutar o velho julgamento: FEMINISTA É SUJA E DESARRUMADA, NÃO TEM VAIDADE E GOSTA DE SE VESTIR COMO HOMEM!Assunto delicado esse, pois poderemos cair em julgamentos errados, mas pode-se dizer que assim como qualquer ser humano há mulheres mais vaidosas, outras menos e outras ao seu jeito... Mas o que é ser vaidosa e arrumada?Para a grande maioria ser essas duas coisas é correr para se encaixar nos padrões de beleza e feminilidade, ou seja, estar sempre de unhas e cabelos feitos, roupa da moda etc,e nem sempre as pessoas tem saco para isso,convenhamos...Existem feministas,como eu,que adoram arrumar o cabelo e se maquiar(no meu caso só quando convém e eu tenho vontade,não o tempo todo) ,porém com a consciência de que isso é uma imposição social.Outras feministas não estão nem aí para esses padrões e não se esforçam para segui-los(não usam maquiagem,não se depilam...),mas isso não nos dá o direito de julgá-las e muito menos de dizer que elas são menos ou mais feministas/mulheres que as demais.É uma escolha,se a pessoa é feliz “se arrumando” quem somos nós para impedi-las de serem felizes?E se essa mesma pessoa não optar por seguir esses “padrões de feminilidade” também não se pode julga-las como sujas, feias ou desarrumadas.



Enfim, o movimento feminista é muito heterogêneo, não podendo eu falar por todxs. Espero ter mudado um pouco a cabeça de muitas pessoas para que elas pesquisem mais sobre o assunto antes de falar besteira sobre o movimento, pois é o que mais se vê por aí e dá uma vergonha alheia quem nem te conto...

Obs: Por favor, aos amigos e amigas feministas ,tentei dá uma explanação básica sobre o pouco que estudei sobre feminismo(ainda estou estudando!),caso eu tenha cometido algum erro avisem aos donos do blog pelos comentários!XP Aos demais, leiam sobre o assunto!Tenho certeza que vocês mudarão de ideia e muitos se tornarão feministas!\o/

5 comentários:

  1. Realmente ainda faltam alguns direitos !! Só não sou a favor do aborto . Mas cada um com seu cada um . Parabéns pelo blog !! já estou seguindo se puder me siga devolta .

    http://kaah-star.blogspot.com.br/

    Desde já agradecida !! Sucesso com o blog ( seguidora 58)

    ResponderExcluir
  2. Já era essa de que homem é quem manda e de que lugar de mulher é na cozinha!

    jornadaecologica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não concordo com tudo no feminismo, mas com a grande maioria.
    òtimo blog, estou seguindo

    www.avidaebella.com

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o texto, parabéns.
    Faço Ciências Sociais e nesse último período que passei tive contato com algumas teorias de gênero. Não é uma área que me chama muito a atenção (acho um pouco chata, rs).
    Mas uma coisa me marcou muito: que é o fato dessas ideias nunca funcionarem na prática como funciona na teoria. Há muita generalização (como a que você comenta sobre a limpeza e tudo mais). De qualquer modo, sou bem leiga pra falar do assunto. Só acho que no meio disso tudo existe muito exagero (tanto da parte das pessoas que são contra os movimentos feministas, como da parte dos(as) próprias pessoas adeptadas do feminismo). As vezes acho meio exagerado sabe? Toda essa coisa de direito e tudo mais. Temos que lutar por nossos direitos sim, mas tem pessoas que usam isso pra passar dos limites.

    ***
    Patrícia Roberta

    ResponderExcluir
  5. Olá Patricia.
    Concordo que existem sim algumas feministas radicais, mas não acho de todo errado a atitude delas.
    Quanto a esse exagero, imagino que vc esteja se referindo aos protestos atuais com exposição dos seios, e digo que não acho que sejam exagerados. O objetivo de todo protesto é chamar atenção e para conseguir isso QUASE todo meio é válido. Eu digo QUASE pq não levo em consideração os movimentos violentos. Sou totalmente adepto do pacifico. Então esse lance de expor o corpo é uma forma de protesto sensacional, essa é a minha opinião. A própria Sara Winter comentou que no começo eles iam ligar mais pra questão de estar vendo mulheres com os seios à mostra, mas que mais na frente as pessoas vão começar a prestar mais atenção no protesto em si. Eu concordo plenamente com ela. Mas como disse anteriormente, é a minha opinião. Obrigado por compartilhar a sua conosco (:

    ResponderExcluir