segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O Brasil pode ter feito feio nos jogos olímpicos, mas fez bonito no encerramento

Ontem aconteceu o encerramento das Olimpíadas de Londres e eu não perdi por três motivos. 1- Adoro a abertura/encerramento desses mega eventos. 2 - Queria ver as Spice Girls reunidas novamente ( não sou muito fã delas, mas gosto ). 3 - Queria ver a apresentação do Brasil.

Não sou um grande apreciador desses mega eventos como as olimpíadas ( e a copa do mundo também ) mas acabo acompanhando um pouco as modalidades que mais me interessam, como o volei, o basquete  e parte da ginástica. Nessas olimpíadas o que mais me agradou foi a vitória da seleção feminina de volei. As meninas fizeram um começo de campanha ruim, o que fez com que muita gente começasse com aqueles comentários machistas a respeito delas e isso me irritou profundamente, porém as nossas guerreiras ( sdds Galvão -n ) deram a volta por cima e terminaram ganhando o ouro, coisa que o time masculino não conseguiu. Um tapa na cara dos machistas. Outro momento muito legal foi a derrota do Brasil no futebol ( pessoas me criticando em 3, 2, 1). Não me entendam mal, eu não torço contra o Brasil, mas o fato do futebol ser o esporte mais valorizado ( quase que o único ) não me deixa contente. Enquanto o país investe milhões no futebol muitas outras modalidades ficam marginalizadas e é por esse motivo que temos um desemprenho tão vergonhoso nos jogos olímpicos. E ainda tem gente que reclama dos atletas que muitas vezes não são valorizados por eles mesmos.


Mas voltando à cerimônia de encerramento, foi tudo muito lindo, muita música boa, muita cultura britânica, cultura do rock que eu tanto adoro e vou até parar de falar porque senão vou escrever um livro sobre a Grã Bretanha ao invés de um post sobre as olimpíadas. Mas e o Brasil? O que vocês acharam da apresentação da nossa pátria amada? Eu que estava ligado no twitter enquanto assistia a cerimônia vi muita rejeição por parte dos brasileiros, sempre criticando e menosprezando a cultura do nosso país. Cultura essa que é tão rica, tão diversificada, porém parece passar despercebida por uma grande parcela da nossa população, infelizmente.

Então finalmente começou a apresentação do Brasil e começou a chover comentários infelizes no twitter. Aí teve gente que disse que eles só apresentaram os "nossos clichês". Mas é claro! Nós tínhamos oito minutos para mostrar uma prévia da nossa cultura e mostramos muito bem. Apresentamos Marisa Monte ( que não precisava de apresentações porque já é bastante conhecida no exterior ), focamos na cultura afro, fomos representados por Seu Jorge e cantamos o nosso 'Maracatu atômico' pra balançar as arquibancadas londrinas, e não me canso de dizer que foi lindo! Ai vem mais gente reclamando e dizendo que o Brasil não é só isso, e eu respondo que não, com toda certeza do mundo não é apenas o que foi apresentado, porém repito que era apenas uma apresentação de oito minutos. Deixem que mostraremos a nossa linda cultura em 2016, se o mundo não acabar, é claro. Até lá busquem mais sobre a nossa própria cultura, e acima de tudo respeitem todas as (nossas) culturas. Porque é feio um país ficar numa colocação ruim no quadro de medalhas, mas é muito mais feio um país que está sediando um evento como esse não valorizar sua própria riqueza. 

E termino esse post com esse tweet que está circulando no twitter desde ontem de noite e é uma cruel verdade sobro o nosso povo:

Um comentário:

  1. Digamos que de certa forma maquiaram o mal desempenho com o encerramento ...

    ResponderExcluir