quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Um pouco de "seriedade"

Bom, galera, antes de mais nada quero lhes pedir desculpas por não atualizar mais o blog. O tempo anda corrido e o final de semestre apertando. Tenho certeza que o mesmo ocorre com os outros membros. 
Decidi, então, voltar a postar no blog, principalmente depois que eu vi que no novo Lattes (pra quem não, sabe, lattes é uma plataforma da cnpq onde a gente coloca nossos currículos com nossas produções e eventos que participamos na academia. Para mais informações -> http://lattes.cnpq.br/ ) que podemos agora colocar nossos blogs como produção técnicas.

"A Plataforma Lattes representa a experiência do CNPq na integração de bases de dados de Currículos, de Grupos de pesquisa e de Instituições em um único Sistema de Informações. Sua dimensão atual se estende não só às ações de planejamento, gestão e operacionalização do fomento do CNPq, mas também de outras agências de fomento federais e estaduais, das fundações estaduais de apoio à ciência e tecnologia, das instituições de ensino superior e dos institutos de pesquisa. Além disso, se tornou estratégica não só para as atividades de planejamento e gestão, mas também para a formulação das políticas do Ministério de Ciência e Tecnologia e de outros órgãos governamentais da área de ciência, tecnologia e inovação." Retirado do site http://lattes.cnpq.br/

Eu particularmente fiquei muito feliz com isso, pois os blogueiros serão melhor reconhecidos, pois tem muita coisa boa que sai de blog. Ok, também sai muito discurso ridículo, preconceituoso e sem nenhum valor científico. Mas os blogs tem um valor importante nesse mundo de internet e ser reconhecido como uma produção já é um grande avanço.

Eu resolvi postar algumas das minhas produções e vou começar com o ultimo apresentado na XVII Semana Universitária. Informação e Tecnologia para a Sustentabilidade, promovido pela Universidade Estadual do Ceará. Ah, e pra quem quiser ver meu Lattes, tá aqui: http://lattes.cnpq.br/0527649303040324Ainda está pequeno, pois ainda estou no 4º semestre, mas tenho certeza que crescerá.

Bom, o nome do trabalho é Visão analítico-comportamental do cinema: a falácia do uso da obra “Laranja Mecânica” e exemplificações de análises em outras obras. Foi apresentado nessa semana e orientado pela professora Larissa Façanha.

Não vou postar o resumo, mas aqui vai sobre o trabalho. Provavelmente só entenderá, quem tem um pouco de conhecimento de Behaviorismo Radical:


Certo, antes de começar, eu vou falar um pouco sobre o filme para situa-los. O filme laranja mecânica é do diretor Stanley Kubrick e é uma das maiores obras dele, junto com 2001 e o iluminado. O filme é de 1972 e é inspirado num livro com o mesmo nome do Anthony Burgess.

O filme conta a historia de Alex, um jovem delinquente que recebe a proposta de um reflexogista russo para fazer um experimento e torná-lo bom. Só que a experiência mais tarde vem apresentar varias erros.
Bom, o objetivo e a metodologia.

O objetivo do trabalho é desmistificar o uso da obra como exemplo de behaviorismo radical, já que o que ela propõe é diferente do que o Skinner propôs. que propõe uma teoria mais contextual com o ambiente com práticas embasadas em análise funcional. A metodologia utilizada será a análise do filme, utilizando-se da análise funcional, buscando pontos no filme que desmistifiquem a sua comparação ao Behaviorismo Radical de Skinner e também mostrar que a analise do comportamento dá margem de análises pra muitos outros filmes.

Bom, o primeiro ponto que desmistifica essa visão da obra com o behaviorismo radical é que os experimentos tratam-se na verdade um clássico condicionamento pavloviano de reflexo condicionado e emparelhamento de estímulos através de filmes, drogas e música.

O que ele fazia era emparelhar o estimulo de violência com filmes com uma condição adversa. O individuo então associava esses dois estímulos.


O outro emparelhamento foi por acaso. Ele gostava muito da 9ª sinfonia de Beethoven e em um dos filmes tinha essa trilha sonora. Ele então associou os estímulos. Vídeo  violência, condição adversa. Isso acabou causando náuseas para ele.

Outro ponto mais simples é que o Dr. Brodski que aplica o experimento é na verdade um reflexologista sem nenhuma referência ao behaviorismo radical americano. Além disso, isso nos remete novamente ao reflexo condicionado de Pavlov.

Bom, mais um ponto foi as Relações contingenciais externas

Outro ponto da falta de uma visão behaviorista radical, foi o fato de não ter havido uma análise de uma relação contingencial da função que mantinha o comportamento agressivo. Por isso, Alex não continuou com o bom comportamento, voltando a ser agressivo. 

Alex foi jogado em um mundo hostil, sem nenhum ponto de apoio. Os cientistas alteraram seu organismo, mas não se deram conta das relações externas, que também condicionariam a personagem. 
Então, utilizando-se da tríplice contigencia do Skinner, foi feito uma análise funcional das seguintes categorias comportamentais. Praticar o ato violento e ouvir a música.

 "Laranja Mecânica" trata-se de uma crítica à sociedade coerciva, ignorando o indivíduo e sua devida subjetividade e nada se refere ao teórico behaviorista radical que admite a influência do meio e vai contra explicações mentalistas sobre o comportamento do sujeito.

O Behaviorismo radical dá margens de análise em diversas obras, mas, infelizmente, apenas as que tratam de temas de manipulação são associadas a teoria de Skinner. Serão dadas aqui, dois exemplos de obras contemporâneas e as margens de análises, utilizando a análise do comportamento. 

Meu malvado favorito

“Indicado para estudos de controle aversivo do comportamento, reforçamento positivo, reforçamento diferencial, aceitação do envelhecimento, gerontologia, efeitos da extinção do comportamento, inovação e criatividade, autoritarismo x flexibilidade, resiliência.”

Avatar

“Indicado para estudos macrocontingências, metacontingências, controle coercitivo e aversivo do comportamento, punição, contra controle, estudos sobre o amor, a paixão, analise funcional do ciúmes, responsabilidade social, responsabilidade ambiental, analises psicológicas de comportamentos religiosos.”

Referências

MOREIRA; Márcio Borges; MEDEIROS, Carlos Augusto de. Princípios Básicos de Análise do Comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2007. 224 p

ALENCAR; Eduardo Tadeu da Silva. Sobre Filmes, Desenhos & Analise do Comportamento.  Retirado de: http://videosparaensino.blogspot.com.br/

ALENCAR,;Eduardo Tadeu da Silva. Meu Malvado Favorito, 2010 .Retirado de: http://videosparaensino.blogspot.com.br/2010/08/meu-malvado-favorito.html

ALENCAR,; Eduardo Tadeu da Silva. Avatar, 2010 Retirado de: http://videosparaensino.blogspot.com.br/2010/01/avatar.html

REIS; Alessandro Vieira dos, 2007. Laranja Mecânica (experimento de condicionamento pavloviano). Retirado de: olharbeheca.blogspot.com.br/2007/12/laranja-mecnica-experimento-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário