terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Banda "Baleia" é a minha descoberta de janeiro

Em meio a esse mar de coisas ruins que vem saindo da nossa música brasileira de vez em quando ainda se encontra coisas que valham a pena. Foi assim quando descobri a Maria Gadú há mais ou menos dois anos(apesar de não ter curtido muito o álbum novo dela, mas isso é assunto pra outro post) e quando há uns seis meses eu descobri o Filipe Catto e fiquei encantado com aquele gaúcho de voz feminina com um dom de compor que te faz viajar em suas letras fortes e intensas. 

Esse mês entrei o ano com sede de cultura já que a faculdade toma bastante tempo da minha vida(e vai tomar mais ainda esse semestre) e nos últimos quatro meses não vi muita coisa interessante além de números e cálculos que também me fazem feliz, mas de outra forma. Foi então que numa dessas minhas caminhadas(OI?) twitter adentro percebi que alguém mais havia me seguido, e como sempre dou uma olhada em quem me segue, o fiz e descobri que o tal @baleiabaleia era na verdade um banda. Não exitei e fui ver um dos dois videos que há na BIO do microblog da banda e minha reação foi de contentamento e euforia ao ouvir a música e ver o clipe.



O grupo abraçou o jazz como estilo mas inovou bastante fazendo releituras de hits de Justin Timberlake, Britney Spears, Radiohead, porém não abandonou grandes artistas que seguiam o mesmo estilo como Nina Simone e Louis Armstrong.

Quando fui pesquisar mais sobre a banda carioca fiquei surpreso e ao mesmo tempo feliz quando descobri que Maria Luiza, uma das vozes do grupo, é nada mais, nada menos que Maria Luiza Jobim, filha caçula do maestro Antonio Carlos Jobim que, tenho certeza, dispensa apresentações. É a mesma Maria Luiza que gravou com o pai aos 7 anos de idade a música chamada "O samba de Maria Luiza" que faz parte do disco
"Antonio brasileiro" de 1994 e que há quatro anos dividiu os vocais de “Wave” com Daniel Jobim (neto de Tom), em gravação que serviu de trilha para a novela Páginas da Vida.

A banda conta ainda com David Rosenblit (piano, filho do também pianista Alberto Rosenblit), Cairê Rego (baixo, filho do saxofonista Paulo Rego), os irmãos Gabriel e Sofia Vaz (voz), Felipe Pacheco (violino e guitarra) e João Pessanha (bateria) que são tão talentosos quanto Maria Luiza.

Por enquanto a "Baleia" faz a maioria de suas apresentações apenas no Rio de Janeiro e parece que a banda já está trabalhando em um ep, ou se já o lançou ainda não sei, não consegui achar muita coisa a respeito. Eu não vejo a hora de eles lançarem logo um cd e sair em turnê pelo país porque o que é bom é pra ser visto, e eu farei questão de prestigiá-los tão breve possível.

Um comentário:

  1. Cara... Isso sim é uma descoberta e tanto. Não so pela Maria Luiza mas também pelo som contagiante.
    Muito legal mesmo.

    Abraços do Cabeça de Formiga

    http://ocabecadeformiga.blogspot.com/2012/01/entrevista-de-emprego.html

    ResponderExcluir